terça-feira, 21 de julho de 2009

O que é Ferreomodelismo

Ferreomodelismo é a reprodução em escala de todos os aspectos do mundo ferroviário. Não apenas de locomotivas e vagões, mas de todo o ambiente que cerca uma ferrovia de verdade. A reconstituição executada "nos mínimos detalhes" é a essência do ferreomodelismo; para tanto são utilizadas as escalas de redução com o propósito de serem conseguidas miniaturizações perfeitas.
Proporção Bitola Nome
1:200 6,5 Z
1:160 9,0 N
1:87 16,5 HO
1:76 18,8 OO
1:64 23,0 S
1:43,5 32 O
1:32 44,0 I
1:22,5 44,5 G

Como surgiu o ferreomodelismo ?

Os primeiros trens em miniatura foram construídos por relojoeiros alemães entre 1850 e 1856 utilizando mecanismos de corda. A primeira maquete ferroviaria foi cosntruida para o filho do imperador Napoleão III em Saint Cloud, perto de Paris. Tinha o circuito "em forma de oito", com locomotiva movida a "vapor vivo", puxando quatro vagões em trilhos com bitola de vinte centímetros. O desenvolvimento comercial do ferreomodelismo iniciou-se em Nuremberg, na Alemanha, em 1859 na fábrica "Marklin" e em 1863 na "Bing", Surgiram também as empresas "Carette"e a "Fleishmann" em 1887.

A "Marklin" lançou o primeiro conjunto completo com locomotiva a corda, vagões, trilhos e acessórios, em 1891. Na inglaterra, a "Basset-Lowve" passou a importar a partir de 1900, miniaturas de modelos ingleses fabricadas na alemanha. Nos Estados Unidos a "Ives" foi uma das pioneiras. Lionel Cowen lançou o trem elétrico em 1907 e, em 1914, trens em miniatura funcionando com trilhos em baixa voltagem, através de alimentação com transformadores, popularizando a escala "O" (1:43,5). Na Europa, apenas em 1923 eliminaram-se os trens que funcionavam com 110V e 220V. A primeira escala em tamanho mais reduzida, chamada de "Ferrovia de mesa", era denominada "OO" (1:76), e foi lançada em 1922 pela "Bing" alemã para o mercado inglês.

Utilizava locomotivas movidas a corda com quase metade da escala "O". Tinha trilhos com bitola de 16mm, permitindo raios de curva com 36cm. Em 1935 a "Trix" alemã introduziu um sistema de controle que permitia dois trens eletricos a funcionarem simultaneamente nos mesmos trilhos. A escala "HO" (1:87) é a mais difundida atualmente no mundo. Foi lançada na década de 50 pelos fabricantes alemães "Marklin", "Fleishmann" e "Trix". Na Inglaterra a "Hornby", surgida em 1912, fabrica trens na escala "OO"até os dias de hoje. A corrente alternada (com três trilhos), foi muito utilizada por todos os fabricantes até a década de 50, quando popularizou-se o sistema de corrente contínua (com dois trilhos), atráves dos fabricantes alemães.

Isso permitiu o surgimento na década de 60, da escala "N" (1:160), também na alemanhae finalmente, o lançamento da escala "Z" (1:220) pela "Marklin" em 1972, com trilhos na bitola de 6,5mm.


Fonte: Associação brasileira de ferreomodelismo

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